A Coordenação de Almoxarifado é responsável pelo controle do material de estoque da Universidade, bem como pelo recebimento e entrega dos demais bens de consumo e permanentes adquiridos pela FURG. Compete à coordenação, o controle de empenhos de materiais e serviços, bem como o registro e encaminhamento à DAFC de notas fiscais para pagamento.

     É composta por duas unidades administrativas, sendo suas principais competências assim distribuidas:

               Unidade de Almoxarifado:

  • Recebimento de materiais de consumo e de bens patrimoniais, conferência e encaminhamento conforme sua aplicação (estoque, imediata ou patrimônio);
  • Conferência, registro e encaminhamento de documentos relativos às aquisições da universidade;
  • Gestão do estoque, envolvendo o planejamento de compras, o controle físico e o atendimento de requisições dos materiais de consumo de uso comum demandados por todas as unidades da universidade;
  • Conferência e liberação para pagamento de notas fiscais de materiais de consumo;
  • Controle contábil mensal, através de Relatório de Movimentação do Almoxarifado;
  • Planejamento e execução da logística de entregas dos materiais de consumo (estoque e aplicação imediata) e dos bens patrimoniais (móveis e equipamentos) para todas as unidades da FURG;
  • Fiscalização e controle do serviço terceirizado de fornecimento de água mineral da FURG;
  • Fiscalização e controle do serviço terceirizado de recarga de cartuchos para impressoras de todas as unidades;
  • Fiscalização e controle dos serviços terceirizados de recargas de gás GLP, de gases industriais e de nitrogênio líquido que abastecem os diversos laboratórios da universidade; e 
  • Atendimento de fornecedores, comunidade acadêmica e população em geral.

               Unidade de Controle:

  • Acompanhamento diário da emissão de novos empenhos e envio do documento aos fornecedores;
  • Registro de todos os dados e ocorrências, desde a emissão da nota de empenho até a efetiva entrega dos materiais de consumo ou de bens patrimoniais;
  • Cobrança de entrega de materiais dentro do prazo, solicitação de trocas e demais negociações que se façam necessárias para atender às necessidades da FURG;
  • Notificação de ocorrência contra fornecedores que apresentem eventuais problemas relacionados a entrega, qualidade ou especificação de materiais e equipamentos;
  • Abertura de processo administrativo de inexecução contratual para as situações não solucionadas a contento e em tempo hábil;
  • Fornecimento de atestados de capacidade técnica a fornecedores;
  • Controle de empenhos estimativos de material e de serviços terceirizados e/ou continuados, nos diversos Campi da FURG;
  • Controle, registro e encaminhamento à DAFC de notas fiscais para pagamento de serviços e obras; e 
  • Demais informações sobre empenhos.

     Solicitação de material de estoque:

     Perfil: "Secretaria":

  1. Opção: Material
  2. Requisição
  3. Seleciona Unidade
  4. Opção "+" (inserir)
  5. Preencher "Local de entrega"
  6. Selecionar Inserir (Requisição)
  7. Opção "+"
  8. Na caixa de diálogo Material, selecionar "Descrição"
  9. Digitar o material desejado e teclar Enter
  10. Definir quantidade;
  11. Selecionar Inserir (item)
  12. Para inserir mais itens, repetir os passos 7 a 11
  13. Após inserção de todos os itens, voltar e selecionar a requisição
  14. Liberar para atendimento pela Unidade de Almoxarifado

     Verificação de disponibilidade de material em estoque:

 

     Para verificar se determinado material está disponível no estoque, selecionar a opção "Almoxarifado" na caixa de pesquisa da página inicial da FURG.

     Após, digitar, total ou parcialmente, o material desejado para que sejam listados os itens que contenham os caracteres da pesquisa.

     Nessa relação, estão listados todos os materiais relacionados à pesquisa, sendo que ao lado da coluna com a descrição de cada item, aparecem as colunas com unidade de medida, valor unitário e a disponibilidade do material no estoque, na data da pesquisa.