O acervo da Coordenação de Arquivo Geral tem sob sua guarda os documentos recebidos, produzidos e agregados pela instituição, no período de 1953 até 2016. Constitui-se de fundos, conjunto de documentos de uma mesma proveniência que podem ser fechados ou abertos. O fundo fechado recebe esse nome ao não receber acréscimos de documentos em função de que a entidade produtora ou produtor não se encontra mais em atividade. Estes fundos, considerados de guarda permanente, estão sendo descritos, ou seja, estão sendo elaborados instrumentos de pesquisa para viabilizar o acesso aos acervos, apresentando à sociedade o potencial de pesquisa existente através de uma base de dados, um repositório de informações para o acervo arquivístico da FURG.

   Com o objetivo de promover o compartilhamento e o acesso às informações destes acervos arquivísticos, em um trabalho colaborativo com o Programa de Mestrado em Patrimônio Cultura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o Curso de Arquivologia da FURG, com o Núcleo de Tecnologia da Informação e a Coordenação de Arquivo Geral da FURG, apoiaram a iniciativa que deu origem a um instrumento de pesquisa online, utilizando a ferramenta de software livre denominado de AtoM. Este sistema utilizado para a elaboração deste instrumento de pesquisa online distribuído sob a política de software livre. O AtoM é um aplicativo de descrição arquivística voltado para web, permitindo que as instituições possam disponibilizar seus acervos arquivísticos via internet, sendo  encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e abrange normas internacionais de descrição arquivística. AtoM é um acrônimo para Access to Memory (Acesso à Memória) e permite gerar instrumentos de pesquisa (Guia, Inventário e Catálogo), a partir da descrição arquivística, para isso basta clicar no ícone Relatórios.

  Fundos fechados:

  • Fundo Escola de Engenharia Industrial (1954-1969) / Faculdade Federal de Engenharia Industrial (1969-1972). Identificação no AtoM: BR RSFURG EEI
    • Grupo Colégio Técnico Industrial
  • Fundo Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas (1956-1972). Identificação no AtoM: BR RSFURG FCPE
    • Grupo Colégio Técnico Comercial Fernando Freire
  • Fundo Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua (1959-1972). identificação no AtoM: BR RSFURG FDCB
  • Fundo Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande (1961-1969) / Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1969-1972). Identificação no AtoM: BR RSFURG FCFRG
  • Fundo Faculdade de Medicina do Rio Grande (1971-1972). Identificação no AtoM: BR RSFURG FMRG
  • Setores extintos.

   O fundo aberto trata especificamente da FURG e dos setores que a compõem referente às atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente no AtoM estão disponibilizados os representantes digitais, gerados a partir do processo de digitalização, das Atas de Reunião do CONSUN e a descrição do seu conteúdo, no período compreendido entre os anos de 1970 a 1995.