DAM
Roteiro para Pesquisa de Preços - IN 05/2014
Coordenação de Compras
A Coordenação de Compras é responsável pela aquisição de bens e serviços no mercado interno e externo, elaboração dos contratos e formalizações oriundas dos contratos administrativos, cadastro de empresas no SICAF e Controle da Licença de Produtos Químicos. (Atualizar)
Unidade de Aquisição Direta:
- Recebimento dos pedidos por parte da Chefia da Coordenação de Compras;
- analisar os pedidos de acordo com a modalidade de compra:
- suprimento de fundos (cartão corporativo);
- cotação eletrônica art. 24 inciso II;
- Dispensa de licitação art. 24 incisos I, III a XXXIII
- Inexigibilidade de Licitação art. 25 incisos I e II;
- atendimento das solicitações de hospedagem, alimentação e prestação de serviço de pessoa física/SSPE;
- Para os processos de dispensa de licitação referente aos incisos III a XXXIII deverão ser encaminhados à Procuradoria Federal para análise e emissão de Parecer Jurídico.
Unidade de Licitações:
- Recebimento dos pedidos por parte da Chefia da Coordenação de Compras;
- Após abertura do processo licitatório com os pedidos, edital, termo de referência e minuta de contrato, quando for o caso, deverá ser encaminhado à Procuradoria Federal para análise e emissão de Parecer Jurídico;
- Com aprovação do processo licitatório pela Procuradoria Federal deverá ser divulgado nos sítios www.comprasgovernamentais.gov.br, www,furg.br e de acordo com a modalidade de licitação e valores envolvidos nos jornais de circulação local, regional e nacional;
- Modalidades de licitação: Concorrência, Leilão, Pregão, Concurso e Diálogo Competitivo.
Unidade de Administração:
- receber os pedidos abertura, de reforços e anulações de empenhos e encaminhar à DAFC;
- formalizar a publicação de matérias nos jornais comerciais e Diário Oficial da União;
- formalizar os contratos administrativos;
- formalizar os termos aditivos;
- formalizar os termos de apostilamento;
- formalizar a solicitação de ATA SRP;
- providenciar notificações para empresas quanto a atualização de documentos cadastrais;
- abertura de processos de inexecuções contratuais.
Setor de Importações:
- Os processos de importação estão divididos em três fases:
a) Administrativa: Abertura de processo,inclusão no SISIMPORT dos documentos exigidos pelo sistema, encaminhamento a Procuradoria Federal para análise e parecer, divulgação no DICOM e encaminhamento para empenho.
b) Cambial: Verificação de recursos financeiros, emissão e encaminhamento para DAFC do documento de contratação de câmbio e das guias, encaminhamento ao Banco do Brasil da ordem bancária.
c) Aduaneira: Emissão de Licença de Importação via SISIMPORT, emissão de Declaração de Importação e emissão da Guia de exoneração de ICMS e processo de desembaraço para entregar na Receita Federal para liberação da carga.
Todos os processos são formalizados dentro do SEI!Furg.
- PEDIDOS ELETRÔNICOS
A seleção para as aquisições será feita considerando o objeto a ser comprado e não o pedido de forma isolado de cada unidade orçamentária. Sendo assim, analisa-se o conjunto dos pedidos recebidos referentes a um objeto específico e define-se a modalidade de licitação a ser aplicada, obedecendo a orientação da Instrução Normativa nº. 001/2015.
No caso de serviços, além do pedido eletrônico a ser liberado pela Coordenação de Orçamento, deve ser encaminhado Projeto Básico daqueles, informando todos os requisitos a serem preenchidos pela empresa que participará da licitação e requisitos específicos para a empresa a ser contratada pela Administração, prazos, forma de execução, entre outros.
- COMO ELABORAR O PEDIDO:
- AQUISIÇÃO DE MATERIAL PERMANENTE E/OU CONSUMO
A aquisição de materiais e serviços deve obedecer os ditames das seguintes normas:
- HOSPEDAGEM E/OU REFEIÇÕES
Elemento de Despesa: 33.90.36.
- SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO PESSOA JURÍDICA
- SOLICITAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE BENS FORA DA GARANTIA
Informações de Contato
Diretoria de Administração de Material
Diretor
Diretor: Eduardo Figurelli Perez
Telefone: 53 3233.6702
Email: dam@furg.br
Coordenação de Compras
Coordenador: Jacy Francisco Martins Hornes
Telefone: 53 3233.6996
Email: coordenacaodecompras@furg.br
Unidade de Licitação
* Unidade responsável pelo processo licitatório na FURG.
Chefia: Rodrigo Dettmann Duarte
Telefone: 53 3233.6825
Email: rduarte@furg.br
Servidor: Tiago Corso de Souza
Telefone: (53) 3233.6812
Email: tiagocorso@furg.br
Servidor: Jose Felipe Duarte da Silva
Telefone: (53) 3233.6828
Email: felipe.silva@furg.br
Servidora: Cristiane da Fonseca Cravo
Telefone: (53) 3233.6829
Email: cristianecravo@furg.br
Unidade de Licitação (Geral)
Telefones: (53) 3233.6973/ (53) 3293.5459/ (53) 3293.5458
Emails: edital.duvidas@furg.br,licitacao@furg.br
Unidade de Aquisição Direta
* Unidade responsável pelos processos de dispensa eletrônica na FURG.
Chefia: Alessandra Macedo Radmann
Telefone: (53) 3233.6658
Email: alessandraradmann@furg.br
Servidora: Tatiane Silva de Mattos
Telefone: (53) 3233.6652
Email: tatiane.mattos@furg.br
Servidor: Jonathan Vieira Barros
Telefone: (53) 3233.6915
Email: jonathan.vieira@furg.br
E-mail de contato (Geral):
Email: dispensa@furg.br
Setor de Importações
Chefia: Cássio da Silva Dornelles
Telefone: 53 3233.6587
Email: cassiodornelles@furg.br
Unidade de Administração
* Unidade responsável pela formalização dos contratos administrativos, termos aditivos, termos de apostilamento, pedidos de compras, ata SRP, processos de Inexecução e publicações nos jornais e DOU da FURG.
Chefia: Gislaine Souto Carvalho
Telefone: (53) 3233.6895
Email: gislaine.carvalho@furg.br
Servidora: Rita Teresinha Goncalves Chaves
Telefone: (53) 53) 3233.6873
Email: ritachaves@furg.br
Servidora: Adriana Oliveira Bragagnolo
Telefone: (53) 3233.6940
Email:adrianabragagnolo65@furg.br
Servidora: Silvana Garcia
Telefone: (53) 3233.6940
Email: Silvanabcg@furg.br
Servidor: Rodrigo Silva dos Santos
Telefone: (53) 3233.6972
Email:rodrigosantos@furg.br
Servidor: Mikhael dos Santos Nader
Telefone: (53) 3233.6841
Email: mikhael@furg.br
Servidor: Adriano Trassantes Oliveira (Inexecução)
Telefone: (53) 3233.6999
Email: trassantes@furg.br
Emails de contato para dúvidas:
Publicações no DOU/Jornais: cadastro@furg.br
Formalização de contratos e Termos Aditivos/Apostilamento: contratos@furg.br
Coordenação de Almoxarifado
* Unidade responsável pela compra, conferência, armazenamento e controle dos materiais e gestão dos estoques na FURG.
Coordenadora: Maximira Simões Pedroso
Telefone: 53 3293.5150
Email: coordenacaodealmoxarifado@furg.br
Almoxarifado Central
Chefia: Marco Aurélio da Silveira Marques
Telefone: (53) 3293.5149
Email: marcomarques@furg.br
Servidor: Paulo Francisco Soares Gularte
Telefone: (53) 3293.5153
Email: paulogularte@furg.br
Servidor: Luiz Augusto Diaz Teixeira
Telefone: (53) 3293.5148
Email: luizaugusto@furg.br
Servidor: Renata Duval Martins
Telefone: (53) 3293.5154
Email: renata.martins@furg.br
Emails de contato:
Geral: almoxarifado@furg.br
Unidade de Controle
* Unidade responsável pelo controle, fluxo e pagamento de notas fiscais e empenhos dos contratos administrativos e compras da FURG.
Chefia: Cristian Carvalho da Silva
Telefone: (53) 3293.5149
Email: controle@furg.br
Estagiária: Nathalia Vargas Teixeira
Telefone: 53 3293.5149
Email: controle@furg.br
Endereço para Correspondência:
Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Pró Reitoria de Planejamento e Administração - PROPLAD
Diretoria de Administração de Material - DAM
Av. Itália Km 08 Campus Carreiros da FURG – Prédio da PROPLAD
Rio Grande – RS – CEP 96203-900
Coordenação de Almoxarifado
A Coordenação de Almoxarifado é responsável pelo controle do material de estoque da Universidade, bem como pelo recebimento e entrega dos demais bens de consumo e permanentes adquiridos pela FURG. Compete à Coordenação, o controle de empenhos de materiais e serviços, bem como o registro e encaminhamento à DAFC de notas fiscais para pagamento.
É composta por duas unidades administrativas, sendo suas principais competências assim distribuídas:
Unidade de Almoxarifado:
- Recebimento de materiais de consumo e de bens patrimoniais, conferência e encaminhamento conforme sua aplicação (estoque, imediata ou patrimônio);
- Conferência, registro e encaminhamento de documentos relativos às aquisições da universidade;
- Gestão de estoque, envolvendo o planejamento de compras, o controle físico e o atendimento de requisições dos materiais de consumo de uso comum demandados por todas as unidades da universidade;
- Conferência de liberação para pagamento de notas fiscais de materiais de consumo;
- Controle contábil mensal, através de Relatório de Movimentação do Almoxarifado;
- Planejamento e execução da logística de entregas dos materiais de consumo(estoque e aplicação imediata) e dos bens patrimoniais (móveis e equipamentos) para todas as unidades da FURG;
- Fiscalização e controle do serviço terceirizado de recarga de cartuchos para impressoras de todas as undiades;
- Fiscalização e controle dos serviços terceirizados de recarga de gás GLP, de gases industriais e de nitrogênio líquido que abastecem os diversos laboratórios da Universidade; e
- Atendimento de fornecedores, comunidade acadêmica e população em geral.
Unidade de Controle:
- Acompanhamento diário da emissão de novos empenhos e envio do documento aos fornecedores;
- Registro de todos os dados e ocorrências, desde a emissão da nota de empenho até a efetiva entrega dos materiais de consumo ou de bens patrimoniais;
- Cobrança de entrega de materiais dentro do prazo, solicitação de trocas e demais negociações que se façam necessárias para atender às necessidades da FURG;
- Notificação de ocorrência contra fornecedores que apresentem eventuais problemas relacionados a entrega, qualidade ou especificação de materiais e equipamentos;
- Abertura de processo administrativo de inexecução contratual para as situações não solucionadas a contento e em tempo hábil;
- Fornecimento de atestados de capacidade técnica a fornecedores;
- Controle de empenhos estimativos de material e de serviços terceirizados e/ou continuados, nos diversos Campi da FURG;
- Controle, registro e encaminhamento à DAFC de notas fiscais para pagamento de serviços e obras; e
- Demais informações sobre empenhos.
Solicitação de material de estoque:
Perfil: " Secretaria"
1) Opção: Material
2) Requisição
3) Seleciona Unidade
4) Opção "+" (inserir)
5) Preencher "Local de Entrega"
6) Selecionar Inserir (Requisição)
7) Opção "+"
8) Na caixa de diálogo Material, selecionar "Descrição"
9) Digitar o material desejado e teclar Enter
10) Definir quantidade
11) Selecionar Inserir (item)
12) Para inserir mais itens, repetir os passos 7 a 11
13) Após inserção de todos os itens, voltar e selecionar a requisição
14) Liberar para atendimento pela Unidade de Almoxarifado
Verificação de disponibilidade de material em estoque:
Para verificar se determinado material está disponível no estoque, selecionar a opção "Almoxarifado" na caixa de pesquisa da página inicial da FURG.
Após digitar, total ou parcialmente, o material desejado para que sejam listados os itens que contenham os caracteres da pesquisa.
Nessa relação, estão listados todos os materiais relacionados à pesquisa, sendo que ao lado da coluna com a descrição de cada item, aparecem as colunas com unidade de medida, valor unitário e a disponibilidade do material no estoque, na data da pesquisa.
Atribuições DAM
A Coordenação de Compras é responsável pelo recebimento dos pedidos de compras, os quais serão distribuídos à Unidade de Licitação, à Unidade de Aquisição Direta, ao Setor de Importações e à Unidade de Administração.
A Unidade de Licitações é responsável pelos procedimentos licitatórios.
A Unidade de Aquisição Direta é responsável pelas compras por meio de dispensa ou inexigibilidade de licitação.
O Setor de Importações é o responsável para o atendimento das demandas de compras de importação e auxilia na Unidade de Aquisição Direta.
A Unidade de Administração é responsável pela formalização de Contratos Administrativos, Termos Aditivos, Termos de Apostilamento, Inexecução Contratual e do atendimento dos pedidos de emissão, reforço e anulação de empenho.
A Coordenação de Almoxarifado é composta pela Unidade de Almoxarifado e de Controle.
A Coordenação de Almoxarifado é responsável por receber, armazenar e distribuir os materiais adquiridos, além de atuar junto aos fornecedores nos assuntos que se relacionam com a entrega de bens e serviços e seus respectivos documentos fiscais.
A Unidade de Controle é responsável por enviar e acompanhar os empenhos de contratação de serviços; receber dos documentos fiscais, encaminhá-los para ateste e registrar seus lançamentos em sistema próprio, antes do processamento contábil.