A Coordenação de Almoxarifado é responsável pelo controle do material de estoque da Universidade, bem como pelo recebimento e entrega dos demais bens de consumo e permanentes adquiridos pela FURG. Compete à Coordenação, o controle de empenhos de materiais e serviços, bem como o registro e encaminhamento à DAFC de notas fiscais para pagamento.

 É composta por duas unidades administrativas, sendo suas principais competências assim distribuídas:

 

      Unidade de Almoxarifado:

- Recebimento de materiais de consumo e de bens patrimoniais, conferência e encaminhamento conforme sua aplicação (estoque, imediata ou patrimônio);

- Conferência, registro e encaminhamento de documentos relativos às aquisições da universidade;

- Gestão de estoque, envolvendo o planejamento de compras, o controle físico e o atendimento de requisições dos materiais de consumo de uso comum demandados por todas as unidades da universidade;

- Conferência de liberação para pagamento de notas fiscais de materiais de consumo;

- Controle contábil mensal, através de Relatório de Movimentação do Almoxarifado;

- Planejamento e execução da logística de entregas dos materiais de consumo(estoque e aplicação imediata) e dos bens patrimoniais (móveis e equipamentos) para todas as unidades da FURG;

- Fiscalização e controle do serviço terceirizado de recarga de cartuchos para impressoras de todas as undiades;

- Fiscalização e controle dos serviços terceirizados de recarga de gás GLP, de gases industriais e de nitrogênio líquido que abastecem os diversos laboratórios da Universidade; e

- Atendimento de fornecedores, comunidade acadêmica e população em geral.

 

      Unidade de Controle:

- Acompanhamento diário da emissão de novos empenhos e envio do documento aos fornecedores;

- Registro de todos os dados e ocorrências, desde a emissão da nota de empenho até a efetiva entrega dos materiais de consumo ou de bens patrimoniais;

- Cobrança de entrega de materiais dentro do prazo, solicitação de trocas e demais negociações que se façam necessárias para atender às necessidades da FURG;

- Notificação de ocorrência contra fornecedores que apresentem eventuais problemas relacionados a entrega, qualidade ou especificação de materiais e equipamentos;

- Abertura de processo administrativo de inexecução contratual para as situações não solucionadas a contento e em tempo hábil;

- Fornecimento de atestados de capacidade técnica a fornecedores;

- Controle de empenhos estimativos de material e de serviços terceirizados e/ou continuados, nos diversos Campi da FURG;

- Controle, registro e encaminhamento à DAFC de notas fiscais para pagamento de serviços e obras; e

- Demais informações sobre empenhos.

      Solicitação de material de estoque:

   Perfil: " Secretaria"

          1) Opção: Material

          2) Requisição

          3) Seleciona Unidade

          4) Opção "+" (inserir)

          5) Preencher "Local de Entrega"

          6) Selecionar Inserir (Requisição)

          7) Opção "+"

          8) Na caixa de diálogo Material, selecionar "Descrição"

          9) Digitar o material desejado e teclar Enter

         10) Definir quantidade

         11) Selecionar Inserir (item)

         12) Para inserir mais itens, repetir os passos 7 a 11

         13) Após inserção de todos os itens, voltar e selecionar a requisição

         14) Liberar para atendimento pela Unidade de Almoxarifado

 

   Verificação de disponibilidade de material em estoque:

Para verificar se determinado material está disponível no estoque, selecionar a opção "Almoxarifado" na caixa de pesquisa da página inicial da FURG.

Após digitar, total ou parcialmente, o material desejado para que sejam listados os itens que contenham os caracteres da pesquisa.

Nessa relação, estão listados todos os materiais relacionados à pesquisa, sendo que ao lado da coluna com a descrição de cada item, aparecem as colunas com unidade de medida, valor unitário e a disponibilidade do material no estoque, na data da pesquisa.