O prédio localiza-se na segunda rótula após a entrada, enfrente ao lago, num prédio com  área total de 1.219m2, distribuído em dois andares. Além da Coordenação, no andar térreo encontram-se o Protocolo Central (subordinado a Pró-Reitoria de Infraestrutura) e a Ouvidoria (subordinada à Reitoria).

   A Coordenação de Arquivo Geral possui uma sala específica para atender ao usuário/consulente, onde o mesmo poderá consultar o acervo em mesas individuais ou coletivas com mobiliário e equipamentos adequados. O horário de atendimento ao usuário/consulente é de segunda a sexta-feira das 8:30h às 11:30h e das 14h às 17h. O atendimento ao público no turno da noite, ocorre mediante solicitação e levando-se em conta a disponibilidade da equipe técnica. Qualquer dúvida envie e-mail a: arquivo.geral@furg.br 

   O acesso é livre e gratuito a todos os cidadãos podendo realizar pesquisa no local ou através da internet. Para consulta no local é necessário observar as normas para acesso e uso dos documentos adotados pela unidade e apresentar documento de identificação com foto. 

   O acesso a documentos sigilosos, reservados e confidenciais só serão liberados para consulta após prescrito os prazos definidos na legislação em vigor, com a autorização da Coordenação. Em todos os casos será necessário preencher uma ficha de cadastro de pesquisador no local. Para agendar a pesquisa ou solicitar documentos enviar e-mail a: arquivo.pesquisa@furg.br

   O acesso de alguns acervos também pode ser realizado pela internet, através da plataforma Arquivo Digital - FURG. Atualmente, encontram-se na plataforma as atas do Conselho Universitário - CONSUN no período de 1970-1995, descritas utilizando a Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Este trabalho foi desenvolvido pela arquivista do Curso de Arquivologia Elisangela Gorete Fantinel, que trabalhou em parceria com o Arquivo Geral.

   Ainda, para atender ao usuário interno (servidor, técnico ou acadêmico) o Arquivo possui acervos classificados e organizados que contam com planilhas que colaboram com a identificação de tipos documentais e sua localização física (processos licitatórios, processos de afastamento para pós-graduação, convênios/acordos/ajustes, obras, prontuários médicos e dossiês acadêmicos) que podem ser acessíveis aos setores que responsáveis pelos documentos para sua consulta. Para conhecer como ter acesso enviar e-mail a: arquivo.geral@furg.br ou arquivo.pesquisa@furg.br  

   Nossa Coordenação também oferece visitas técnicas com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre as atividades de gestão, tratamento técnico, pesquisa, preservação, restauração e acesso aos documentos por ele custodiado. Para agendar visitas enviar e-mail a: arquivo.pesquisa@furg.br